OBJETIVO :
o Identificar o texto lista de compras
o Analisar as informações contidas nos rótulos
o Produzir uma lista de compras
o Discutir as utilidades da lista de compras
o Conhecer alguns itens do direito do consumidor
CONTEÚDO
o Gênero textual- Listas de compras e rótulos
o Direito do consumidor(cidadania) – Tema transversal
AÇÕES METODOLÓGICAS
Primeiro Momento: Perguntar aos alunos se eles têm o costume de fazer anotações do que vai comprar no supermercado. Questionar por qual motivo precisamos elaborar uma lista de compras.
OBS:Explicaremos que, é importante fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado para reduzir os desperdícios e evitar o consumo desnecessário porque permitir poupar alguns reais,evita comprarmos o que não precisamos, e depois porque permite comprar produtos mais baratos e de igual ou superior qualidade.
Segundo Momento: Solicitar que eles citem produtos para que possamos montar uma lista de compras escrita no quadro. Eles ditam e nós escreveremos.
Depois que a lista estiver pronta faremos algumas intervenções iniciando com a pergunta:
o Vamos analisar nossa lista de compras?
o Algo poderia ser mudado?
o Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de ter acesso aos produtos?
o Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente?Como?
o Quais as categorias que poderíamos ter na nossa lista?
o
OBS:Explicar para os alunos que a lista deve ser feita de forma que facilite o acesso aos produtos evitando idas e vindas ao mesmo setor de compras várias vezes,que devemos sempre organizara lista por categoria :alimentos ,laticínios, açougue,limpeza,higiene,congelados e hortifrutis
Terceiro Momento: Pedir para que reorganizem a lista junto conosco,após a organização os alunos poderão copiar a lista no caderno ou não.
Quarto Momento: Em seguida mostrar para os alunos a imagem ampliada de um rótulo de café e perguntar o que é aquela imagem, fazendo os seguintes questionamentos:
o Para que servem todos os escritos e desenhos neste rótulo?
o Só para enfeitar?
o Existe outra finalidade? Qual?
o Por que precisamos ler o que está escrito?
o Para que serve o código de barras?
o Qual a diferença de light e diet.
o O que significa contém e não contém glúten .Essas informações são importantes?por quê?
EXPLICAÇÃO:- Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto. Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.Código de barras: serve para ver o preço do produto.
Quinto momento: Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca. Embalagem e rótulos Realizar na sala de aula a discussão sobre o consumo na atualidade. Questionar o que vem a ser produtos indispensáveis e produtos supérfluos e por fim algumas dicas relacionadas aos direitos do consumidor explorando os seguintes itens:
o Prazo de validade
o Informações das Embalagens e Rótulos
o Produtos clandestinos
o Prazo de validade
o Enlatados e congelados
Entregar atividade de analise de produto.
RECURSOS
Papel oficio,imagem ,piloto,quadro branco,textos,cartilha direito do consumidor.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.
domingo, 27 de junho de 2010
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