quarta-feira, 27 de maio de 2009

Diferença entre uma aprendizagem voltada para a criança e para o jovem ou adulto

Uma característica do jovem e do adulto é o imediatismo. Quando realiza uma atividade, ele não tem a intenção de acumular conhecimentos para uso posterior (como os professores costumam passar para as crianças, vocês irão aprender este conceito porque irão utilizar em ‘tal’ momento), pelo contrário, se interessa e tem maior facilidade em aprender conteúdos que sejam significativos, que tenham aplicabilidade imediata, que o ajudem na solução de problemas. Esse imediatismo, quando constatado, não deve ser visto como uma limitação do aluno adulto, ou como falta de visão do processo de aprender que esse imediatista demonstra ter consciência de que está aprendendo o que deveria ter aprendido em época anterior. Daí a urgência de aprender logo o que ainda não sabe e que, normalmente, atribui a si mesmo as causas de não saber. Em geral, o indivíduo é motivado para a aprendizagem na medida em que sente necessidade de aprender algo em particular e percebe que a aprendizagem vai ajudá-lo a alcançar o seu objetivo. Aprende mais rapidamente, quando encontra semelhanças entre o conteúdo da aprendizagem e sua profissão ou ocupação. Outra característica atribuída ao aluno adulto é a timidez, a pouca comunicação na sala de aula, a dificuldade em dar sua opinião sobre assuntos em discussão. No entanto, quando esse comportamento ocorrer, deve-se tentar compreender o porquê. Essa timidez resulta, muitas vezes, do fato de o aluno se considerar desinformado. Nessas circunstâncias, é tão importante a relação professor/aluno.

A aprendizagem ocorre mais facilmente quando há um clima favorável, porque:
· estabelece uma relação de diálogo, de respeito mútuo e de cooperação;
· busca valorizar o aluno;
· favorece a liberdade de expressão de modo natural e espontâneo;
· conduz à participação ativa nos planejamentos e avaliações de atividades.

Para que tudo isso ocorra, é necessário, desde o primeiro contato (professor/aluno), que o professor procure evidenciar através do diálogo e de comentários : dados pessoais do aluno; procedência; nível de conhecimentos que possui; atividades e/ou ocupações; horário de trabalho; horário disponível; tipo de lazer preferido; inserção no mundo do trabalho; interesses demonstrados; prioridades de aprendizagem; direitos sociais e trabalhistas; aspirações e/ou reivindicações; deveres sociais e/ou outros.
De posse dessas informações, o professor terá condições de listar prioridades junto com eles, e elaborar um plano de atividades em conjunto, incluindo determinados conteúdos, se nos depoimentos forem demonstrados interesses prioritários, como estudar para : conseguir emprego melhor; ter condições de sustentar a família; Ter acesso aos benefícios sociais provindos do Governo - saúde, trabalho, casa própria; ter direitos trabalhistas garantidos e o que é mais importante sentir-se pessoa feliz pelas coisas que aprende e ensina.
Coordenadora Pedagógica Marluci Brasil de Castro

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